Viajar sem os filhos – necessário se faz a bem do relacionamento
Depois que os pequenos vêm ao mundo, os momentos de privacidade do casal ficam cada vez mais raros, mas não esqueçam que esses momentos são relevantes para o relacionamento do casal.
Por mais que o casal ainda consiga dar uma escapadinha para jantar fora ou ir ao cinema sozinho, o tempo sem as crianças parece nunca ser suficiente para recarregar as energias, desligar a cabeça (pelo menos tentar!) e aproveitar momentos especiais com quem está ao seu lado. Por isso, é tão importante fazer viagens a sós.
Viajar com os filhos é uma delícia e, conforme eles crescem, vai ficando cada vez mais gostoso. Mas é importante ter um tempo para pensar só no casal, fazer planos, namorar e renovar a relação. E uma viagem ajuda nisso, porque os dois saem fora do ambiente comum e vão curtir um lugar novo.
Se você já está imaginando uma viagem curta, como um final de semana, pense na possibilidade de ampliar o período. Acostume os filhos às viagens. Explique a eles que papai e mamãe vão, mas voltam. A distância desses dias faz até bem para relação familiar, pois cria uma independência saudável dos pequenos.
Mas onde deixar os pequenos enquanto estão fora? O recomendado é deixar com os avós ou tios. Prefira alguém da família, nas casas em que as crianças já estejam acostumadas a dormir de vez em quando. Elas precisam se sentir seguras com quem forem ficar.
Quem conta com apoio de uma babá deve manter a ajuda durante a viagem, mas pedindo à profissional que siga as atividades na casa onde as crianças estão – na da avó, por exemplo. Se necessário, estendendo os serviços da babá também para o final de semana, pois nem todos têm o mesmo pique dos pais para cuidar das crianças.
Também é importante manter a rotina, como ir para a escola, fazer as atividades extracurriculares e ter refeições regradas. Nos finais de semana, que são os momentos em que os filhos podem sentir mais falta dos pais (já que passam mais tempo com eles nestes períodos), a dica é inventar uma programação especial, como uma ida ao clube, ao zoológico ou ao cinema.
Algumas dicas de locais e tempo de viagem
Para um final de semana prolongado
A sugestão é uma viagem para Buenos Aires, na Argentina, de três noites. Por ser pertinho do Brasil, o tempo no avião é curto e nada cansativo. Lá, o casal poderá aproveitar atividades culturais, restaurantes, passeios, fazer compras e ir a bares à noite. Com direito a tango e muito romantismo!
Para 5 dias de descanso
Uma dica é fazer uma viagem a Santiago, no Chile. Atrações como visitar as casas de Pablo Neruda e conhecer o centro histórico da cidade a pé, com ruas exclusivas para pedestres, são indicações ótimas de quem costuma visitar a região. E tudo acompanhado por um delicioso brinde com vinho nacional, de excelente qualidade.
Para passar uma semana inteira
Muito sol, muita praia, muito descanso. Assim é a viagem para Punta Cana, na República Dominicana. Um lugar lotado de praias paradisíacas, com mais de 40 resorts espalhados pela costa. A grande maioria inclui serviço “all inclusive”, em que você consome comida e bebida à vontade – ou seja, nem precisam sair do hotel, caso queiram. Para deixar tudo ainda mais lindo, não há prédios mais altos que os coqueiros e o casal pode desfrutar de muito sossego e de paisagens incríveis.
Que tal uma viagem que inclui Paris e Londres? A começar pela Cidade Luz, Paris é romântica por inteiro, desde suas ruas, seus pontos turísticos e seus bistrôs. Já Londres completa a escapadinha europeia com seus diversos museus, pontos turísticos e tradicionais pubs.
Um abraço e boa viagem